A importância da Mídia Social nas empresas




Quando pensamos em mídias sociais, logo vem à cabeça as seguintes palavras: Orkut, Facebook, Twitter, Myspace, Vimeo… Entre outros. Isso acontece devido ao grande ‘buzz’ que essas ferramentas de comunicação tem causado de uns tempos pra cá. Pesquisas comprovam que no Brasil 79% dos internautas participa de redes sociais e que em média os brasileiros passam 26 horas por mês nessas redes. E ainda há quem duvide do poder dessas ferramentas.

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Mas o que é exatamente mídia social?
Nada mais é do que uma forma de comunicação e interatividade, praticada online, usada por pessoas e empresas para compartilhar conteúdo, idéias, experiências ou apenas manter contato. Sendo oferecido em diversos formatos podendo englobar textos, imagens, áudio e vídeo. É basicamente a interação de usuários instantaneamente entre si e com as empresas.
E nas empresas, há alguma vantagem significativa?
Sim, para as empresas há uma grande vantagem na utilização dessas ferramentas. Um dos maiores motivos é o de ser a forma mais concreta de contato direto e transparente com seu target, tendo a possibilidade de interagir diretamente, sanando suas dúvidas, esclarecendo possíveis mal-entendidos e apresentando novos produtos ou serviços diretamente para o público correto, além de melhorar o destaque da empresa no mercado.É muito mais segmentado e focado, diferente das outras mídias.
Tendo as redes sociais a favor da empresa, com certeza essa nova possibilidade de publicidade será bem sucedida.
Comerciais de 30 segundos, anúncios impressos, outdoor… Significa custos altíssimos, apesar do grande alcance e ótimo retorno na maioria dos casos. Mas diferente das mídias sociais, que além de conversar diretamente com o target, não requer muito investimento financeiro, pelo contrário, é uma forma de comunicação extremamente barata. (lembrando que a mídia social é uma mídia de atuação segmentada, é um erro esperar uma audiência equivalente aos veículos de massa)
Como fazer para sua empresa ser um destaque dentro das redes?
- Considero extremamente importante ser transparente, ativo e ter o que chamamos de bom senso. Não adianta estar presente e ser considerado chato, é preciso postar regularmente para não cair no esquecimento, mas não de minuto em minuto.
- Quantidade não significa qualidade. Um perfil com cem seguidores considerados o target da empresa é muito mais significativo do que ter mil e nenhum se interessar pelo assunto postado.
- É importante ter um monitoramento para saber o que estão falando sobre sua marca, tendo assim a possibilidade de esclarecimentos e contato direto.
- Definir uma linha de comunicação. É preciso escolher a estratégia que será usada para interagir nas mídias sociais. Definir a linguagem, o público-alvo, a abordagem ideal, a periodicidade das atualizações,
- Crie seus canais sociais de acordo com seu público-alvo. É importante estar presente onde seu target também está. Se o seu público gasta a maior parte do tempo visitando redes sociais, estar presente nesses locais é essencial.
- Se relacionar e interagir é essencial pra que o usuário se sinta ouvido e para que entenda o quanto a opinião dele é importante para você. Dar atenção especial para os usuários mais ativos é uma ótima dica: os adoradores e destruidores de sua marca.
Vale lembrar que existem milhares de tópicos, inúmeras dicas e passo a passo de como se dar bem nesse novo segmento. É uma nova mídia, novas descobertas, constante mutação. Tende a crescer e ganhar sempre mais espaço no meio da comunicação.
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Por Denise Oliveira, Social Media da agência GoMind.
:D





1 comentários:

Viviane disse...

Deninse obrigada pela vista e pelo comentario em meu blog.
Tenho outro blog só de imagens e mais recente que o outro.
http://www.artesferografica.blogspot.com/